Posted by : dR.mIX² quinta-feira, abril 05, 2012


Project Glass, do Google.
Lembra daquele papo de que o Google estaria desenvolvendo, no “laboratório secreto” Google[x], óculos que fazem uso de realidade aumentada para criar uma HUD a la Homem de Ferro para qualquer um? O rumor ainda falava em preço na faixa dos de um smartphone topo de linha e lançamento para o fim do ano e, embora esses dois detalhes ainda careçam de confirmação, a existência do projeto foi oficializada agora há pouco. O Project Glass é do futuro!


O anúncio foi feito no Google+ e é assinado por três especialistas que trabalham para o Google: Babak Parviz, Steve Lee e Sebastian Thrun. O primeiro é professor da Universidade de Washington e tem trabalhos de óculos e lentes de contato inteligentes no currículo; o segundo é um entusiasta do Google Latitude e suas possibilidades baseadas no histórico dos usuários; e o terceiro, Sebastian, esteve envolvido na construção do carro autônomo do Google e é um dos líderes do Google[x]. Embora não creditado, pessoas próximas afirmam que Sergey Brin também está à frente da brincadeira.
O Project Glass ainda está em estágio bem preliminar, mas já há um vídeo-conceito mostrando o que ele promete. Posto de forma simples, ele coloca no nosso campo de visão recursos, notificações e interações que, hoje, são feitos comumente com smartphones. O mais bacana é que os óculos dispensam o celular e ainda mais legal é que a interação é absurdamente natural, feita com os próprios olhos e a voz. Confira:
Não dá para saber em que pé o projeto está (lembre-se, esse é um vídeo conceito), mas os rumores lá de cima, de que os óculos do Google seriam lançados no final do ano, são bem improváveis. A empresa decidiu tornar o projeto público nesse ponto para “dar início ao debate e aprender com as valiosas contribuições.” Junto com o vídeo, há algumas fotos bem bizarras de protótipos dos óculos que parecem ter saído de um episódio antigão de Star Trek.
Além dos muitos desafios técnicos, a Wired nos relembra das implicações filosóficas e pessoais que uma HUD dessas trará. Onde ficará a privacidade no momento em que todos forem capazes de tirar fotos sem serem percebidos com um piscar de olhos? Como estar conectado e interagindo com os outros em âmbito virtual o tempo todo afetará as nossas já combalidas habilidades sociais, tão afetadas por Internet e smartphones e redes sociais? E a pergunta que não quer calar: será que dessa forma o Google+ emplaca?
Perguntas, questionamentos, temores… Tudo o que qualquer revolução causa em níveis absurdos. Estamos vendo o futuro, aquele dos filmes de ficção científica da década de 1960, nascer. Isso é muito, mas muito legal. [Google+Wired]

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -