Posted by : dR.mIX² quinta-feira, abril 05, 2012



A Nokia está investindo pesado na divulgação dos seus Windows Phones para reconquistar o topo do pódio nos smartphones. Nos EUA, o maior esforço da empresa está no Lumia 900, onde a Nokia e o Windows Phone estão atrás na concorrência. Será que um aparelho com tela AMOLED de 4,3 polegadas, 4G LTE e um preço convidativo de até zero dólares – no que a operadora AT&T diz ser seu maior lançamento – cumpre o que promete? Os reviews já chegaram.


Hardware, desempenho e bateria

O Lumia 900 é basicamente o modelo 800, só que maior. Joshua Topolsky do The Verge diz que “ele pode ser o celular mais bonito no mercado agora”;o SlashGear lembra que “o design do hardware é tanto esteticamente agradável como notoriamente original”. Os reviews lembram como o Lumia 900, apesar de maior e menos fino que outros Windows Phones, nunca aparenta ser enorme ou grosso: Sam Biddle do Gizmodo US, por exemplo, diz que o aparelho é “incrivelmente fino ao ponto de ficar perfeito no bolso”.
O Lumia 900 tem processador Snapdragon de 1,4GHz e um núcleo, 512MB de RAM e 16GB de espaço interno (que não pode ser aumentado). O The Verge diz que “as especificações não são notáveis, mas o desempenho é”: ele é fluido e raramente tem engasgos. O Engadget nota, no entanto, que ele é fluido, mas não exatamente rápido: “não abre apps tão de imediato, nem rola listas tão rápido” como o Lumia 800 – apesar de ter notas maiores que ele em benchmark. E o Internet Explorer é bem mais lento que os browsers do iOS e Android; o Ars Technica mostra o quanto.
A bateria (não-removível) parece ser uma boa surpresa do Lumia 900: mesmo no 4G, o aparelho durou um dia inteiro sem problemas no The Verge e no SlashGear. No Engadget, o desempenho foi ainda mais impressionante: “sob o impacto de uso real… conseguimos tirar quase dois dias com uma só carga”.

Tela

Foto por Ars Technica
A tela de 4,3 polegadas usa tecnologia AMOLED ClearBlack, o que traz cores mais saturadas e pretos mais escuros. As cores saturadas são questão de gosto: o Engadget e o Gizmodo parecem gostar; o The Verge, não. O AMOLED permite ver melhor a tela sob luz forte, e a interface do Windows Phone ajuda nisso; mas, como lembra o Engadget, quando você tenta realizar outras tarefas (ver fotos ou navegar na web), a tela não ajuda muito. A cor preta é “como se fossem tinta”, diz o Ars Technica. Sua renderização parece ser consistente na interface do Windows Phone, porém o preto não é realmente ClearBlack dentro dos apps (como o navegador).
Sobre a resolução de 800×480, o Slashgear diz: “a resolução é um pouco decepcionante, especialmente em uma tela tão grande assim, mas o Windows Phone não precisa de muito mais que isso”. Joshua, do The Verge, diz que a resolução menor – se comparada à de smartphones top de linha com iOS ou Android – é perceptível e decepciona. Pelo menos a tela não usa tecnologia PenTile, portanto o texto é renderizado sem tantas bordas serrilhadas. Mas o Ars Technica diz que o vidro do Lumia 900, com Gorilla Glass, não é oleofóbico – ou seja, acumula digitais e gordura.

Câmera

   
Fotos por Engadget, Gizmodo, SlashGear e The Verge
A Nokia geralmente coloca ótimas câmeras em seus aparelhos, mas não parece ser exatamente o caso do Lumia 900, com sua câmera de 8MP e lente Carl Zeiss f/2.2 e 28 mm. No The Verge, “a câmera traseira conseguiu produzir boas fotos, mas em geral o 900 criou imagens relativamente granuladas e com cores muito lavadas”. No Giz US, “as fotos são em geral muito saturadas, lavadas ou sem exposição suficiente”. Nas mãos do SlashGear, a câmera tirou fotos nítidas mesmo em pouca luz, “mas a precisão de cores deixa muito a desejar”. Os reviews comentam que outros aparelhos tiram fotos melhor que o 900, como o iPhone 4/4S e o HTC One X.
A câmera traseira filma em HD 720p, enquanto a câmera frontal tem resolução VGA. Quanto a vídeo, ambas “são mais do que adequadas”, diz o SlashGear.

Software

Foto por The Verge
O The Verge foi direto: “acho que chegou a hora de parar de dar chances ao Windows Phone”. Todos são unânimes em dizer que o Windows Phone tem ótimo design, mas quanto mais você o usa, mais você repara em suas limitações. Não há problemas grandes: são vários pequenos problemas que se acumulam: como diz Sam Biddle, “você percebe como chega rápido às limitações do software, e você se decepciona”.
Joshua do The Verge diz que esta é “uma morte por mil cortes”, e lista diversos problemas: a multitarefa não parece confiável – você nunca sabe se o app está realmente rodando no plano de fundo; listas saltam em certos apps de terceiros, ao invés de rolar; e o Internet Explorer não renderiza as páginas como deveria. O problema parece sério, e vale ler o rant completo aqui. O Ars Technica também critica a pouca densidade de informação, que parecem desperdiçar espaço e dificultar o uso. Ainda há muito potencial para os apps do Windows Phone, mas “eu não consegui encontrar uma só coisa que esta plataforma poderia fazer melhor que o Android 4.0 ou o iOS 5.1″, diz Joshua.
O Windows Phone tem 70.000 apps no Marketplace, mas algumas ausências são notáveis (principalmente jogos). Sam Biddle diz que “a loja de apps é um beco claustrofóbico”, e Joshua Topolsky também aponta o problema. Mas o SlashGear é mais otimista: “se você já for um usuário do Windows Phone ou estiver entrando na onda de smartphones, há muito a se apreciar”. Para quem já entrou no ecossistema do iOS e Android, é difícil recomendar a mudança.

Conclusão

A campanha publicitária do Lumia 900 dizia que “Se você já achou que seu smartphone não é tudo o que prometia ser, é porque não é mesmo”. Só que a Nokia e a AT&T criaram tanta expectativa em cima do aparelho, que ele não parece ser tão bom assim. O Engadget diz que “o Lumia 900 tem suas vantagens… mas o pacote completo e o desempenho são muito simples, muito comuns para merecer a aura de celular top que ele quer emanar”.
O SlashGear acredita que este “é sem dúvida um dos melhores Windows Phones que já testamos até hoje”, mas lembra que “aqueles já comprometidos a Android, iOS e BlackBerry provavelmente não serão convencidos” – novos usuários de smartphone, no entanto, deveriam considerá-lo pelo preço. Ele vai custar US$99 com contrato de dois anos nas lojas da AT&T, ou US$0 pela internet. O Gizmodo US nota que, pelo preço, os defeitos podem não ser tão relevantes para quem o comprar.
É nisso que o The Verge acredita também: “Claro, há usuários que vão adotar este celular. Ele é geralmente fácil e agradável de usar, e pelo preço baixo, além de um belo hardware e serviço LTE sólido, poderia convencer. Mas para mim e para a maioria das pessoas que conheço, ainda há algo faltando aí, e até a Microsoft e a Nokia descobrirem o que é, o Windows Phone vai continuar sua luta para tentar crescer”.
Os reviews completos estão nos links a seguir: [The VergeEngadgetGizmodo USSlashgearArs Technica]

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -