Posted by : dR.mIX² quarta-feira, julho 24, 2013

k-bigpic (2)


Há mais de um século cientistas dizem a mesma coisa: é impossível criar um carbonato de magnésio desordenado sem água. É difícil demais. Você nunca conseguirá nada! Bem, não mais: pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, mostraram uma versão super-absorvente do carbonato de magnésio que quebra o recorde mundial de área de superfície e absorção de água.
Eles chamam o material milagroso de Upsalita, e ele é formado de carbonato de magnésio – o sal inorgânico usado em tudo, de giz a laxantes. A Upsalita, no entanto, tem uma área de superfície incrivelmente alta, o que é uma qualidade extremamente atrativa já que significa que o material tem capacidade de absorver muito líquido. “A Upsalita tem a maior área de superfície medida de um carbonato de metal alcalino”, explicou a cientista Maria Strømme em um press release. “800 metros quadrados por grama.”
Como muitas outras grandes descobertas, a Upsalita foi por acidente. A equipe de Uppsala estava tentando criar uma material similar usando uma câmara de reação no laboratório. Após uma noite de sexta-feira maluca de travessuras em uma câmara de reação, eles acidentalmente deixaram um material dentro da máquina. Quando voltaram, encontraram um diferente de todos os que já tinham visto:
Voltamos ao trabalho na segunda-feira pela manhã e descobrimos que um gel rígido tinha sido formado, e após secar o gel, começamos a nos animar”, explica Johan Goméz de la Torre. “Um ano de análise detalhada de materiais e ajuste do experimento se seguiram.” Um dos pesquisadores se aproveitou das suas habilidades russas já que alguns dos detalhes químicos necessários para entender o mecanismo de reação só estavam disponíveis em antigas teses de PhD russas.
Como parece a Uspalita debaixo de um microscópio? Pense em uma superfície incrivelmente densa, com poros vazios, cada um com o diâmetro inferior a dez nanômetros – o que explica como ela é tão absorvente. Ele pode ser usado para manter eletrônicos secos, ou para limpar vazamentos de óleo e lixo tóxico com mais segurança. E só de pensar que foi completamente acidental. [Uppsala Universityvia DVICE]
ku-medium

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -