Posted by : dR.mIX² quarta-feira, fevereiro 01, 2012


Em uma série de novos experimentos, cientistas conseguiram usar um computador para decifrar atividade cerebral. E daí? Bem, o computador consegue reconstruir estes sinais em palavras reais, nas quais os indivíduos estavam pensando. Ele consegue ler sua mente.
OK, às vezes algumas palavras eram difíceis de se reconhecer – clique aqui para ouvir – mas não importa: isto significa que pessoas incapazes de falar poderiam ter voz apenas pensando em palavras e frases.
“Potencialmente, a técnica poderia ser usada para desenvolver um dispositivo prostético implantável para ajudar na fala, e para alguns pacientes isto seria maravilhoso”, diz ao Guardian o membro sênior da equipe de pesquisa, Robert Knight. Ele também é o diretor do Helen Wills Neuroscience Institute na Universidade da California, Berkeley (EUA). “Talvez em dez anos isto seja tão comum quanto ver a vovó ganhar um novo quadril.”
O experimento envolveu 15 pacientes com a parte de cima do crânio removida – não se preocupe, eles já estavam passando por cirurgia que exigia isto – e com uma rede de eletrodos colocada na superfície do cérebro.
Os pacientes então ouviram uma série de palavras por cinco a dez minutos enquanto sua atividade cerebral era gravada. Por fim, usou-se um software para decodificar os sinais cerebrais e reconstruir as palavras. A pesquisa foi publicada no periódico PLoS Biology.
Por enquanto, ler a mente de alguém é um processo bastante invasivo e exige acesso ao cérebro, mas não precisa ser sempre assim – já vimos cientistas reconstruindo imagens do cérebro sem mesmo tocar no paciente, por exemplo. Mas a ideia de um dispositivo que ajude a transformar impulsos cerebrais em voz deve causar dores de cabeça, principalmente porque precisaríamos filtrar nossos pensamentos internos do que realmente queremos dizer ao mundo. Bem, cientistas adoram um desafio. [PLoS Biology e The Guardian]
Imagem por dierk schaefer/Flickr

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -