Posted by : dR.mIX² quarta-feira, janeiro 18, 2012


Quem quer controlar a internet e punir provedores por crimes de terceiros? Eu que não. Aposto que você também não. Mas há um projeto de lei nos EUA, o Sopa (sigla para “Stop Online Piracy Act”, Lei para Parar com a Pirataria On-line, em português), que quer aumentar as amarras da vida online de todos os americanos. Felizmente, o projeto perde força nos EUA, enquanto movimentos online ganham mais e mais força: sites como a Wikipédia pretendem sair do ar por um dia como forma de protesto.
A proposta do Sopa é uma atualização à lei de Proteção de Propriedade Intelectual dos EUA. A principal adição, como era de se esperar, são o combate à pirataria online e proteção do conteúdo digital de gravadoras, estúdios de cinema e de televisão. Contra a lei estão gigantes da tecnologia como Google, Facebook, Yahoo, Twitter e Wikipédia, que acreditam que a lei abre portas tenebrosas no combate à pirataria — como a possibilidade de processar provedores pelo conteúdo publicado por terceiros.
No final de 2011, diversos movimentos online contra o Sopa fizeram barulho com apoio das grandes empresas, e o resultado é que cada vez mais apoiadores da lei estão mudando de lado ou retirando seu apoio formal. Apesar de o foco principal serem os sites hospedados fora do país, a própria Casa Branca emitiu nota dizendo que “não apoiará nenhum tipo de lei que reduza a liberdade de expressão” no país ou diminua a “dinâmica inovativa e global da internet” — um dos poucos mercados que respiram durante o recesso econômico nos EUA. Ironicamente, a Casa Branca foi criticada por… Rupert Murdoch.
Enquanto a lei é discutida nos EUA, diversos sites, como o Reddit, o Boing Boing e a Wikipédia britânica, anunciaram que farão um blecaute de seus serviços no dia 18 de janeiro, como forma de protesto. Novos tempos requerem novas formas de protesto, certo? [TechCrunch e Folha]

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -