Posted by : Fledgling Pidgeon segunda-feira, novembro 28, 2011

E para primeiro post escolho um tópico interessente que aconteceu recentemente. Ziraldo, o desenhista, humorista e jornalista que criou, dentre outros personagens, o Menino Maluquinho, foi condenado a dois anos, dois meses e 20 dias de prisão e pagamento de multa de R$87.360 por "Improbidade administrativa e registro indevido de marca". A história é que teoricamente, em 2003, Ziraldo teria presidido o evento "Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu (Festhumor)", durante o qual teria feito contratações com dinheiro público sem licitação e registro de um desenho cujos direitos autorais ele teria cedido ao evento.

Junto dele foram condenadas outras 12 pessoas, inclusive seu irmão Zélio, mas o mandado de prisão foi "trocado por prestação de serviço à comunidade ou entidades públicas, e o pagamento de um salário mínimo mensal pelo mesmo período da pena"(Site g1.globo.com). Todos os condenados entraram com recurso.

Mas aí me pergunto, Ziraldo, um homem cujo nome é tão conhecido no país inteiro, faria uma coisa dessas? Quem nunca leu ou assistiu Menino Maluquinho? "É uma dessas desgraças que acontecem na vida. Um sujeito com a minha biografia, tem de enfrentar uma praga dessas", ele disse ao G1. Então resolvi pesquisar sua biografia, e com alguma dificuldade desenterrei alguns artigos que não são só abobrinhas de "ele escreveu isso e aquilo" nem wikipedia. Infelizmente, todos, sem excessão, tem tom tendencioso, mas vamos lá.

Vamos usar como ponto de partida a reportagem sobre a qual é essa postagem (todos os links funcionando no dia de hoje):

Reportagem na Zero Hora
Reportagem no Estadão
Reportagem no G1 Paraná (pessoalmente, achei o melhor e mais completo deles)

Aí é claro que fui na wikipedia, porque... Por que não? É ruim? É. É tendenciosa? É. Tem informações em que basear uma pesquisa maior? Tem.

Wikipedia

Pulando as abobrinhas literárias que não tem a ver com esse artigo, a primeira coisa a chamar atenção é a participação de Ziraldo na oposição à ditadura militar. Foi publicamente contra o regime militar, principalmente com o tabloide "O Pasquim", e foi preso um dia após a promulgação da AI-5 (pra quem não sabe, a AI-5 foi a medida do regime militar para censurar os meios de comunicação). Recebeu em 1969 o "Nobel" Internacional de Humor, dentre outros ao longo de sua carreira.

Aí vêm a polêmica Ziraldistica que me levou a escrever este post. Em 2008, com 76-77 anos, Ziraldo e outros receberam uma indenização do governo federal pela forma como foram tratados pelo regime militar. Uma indenização que, no caso de Ziraldo, foi de um milhão e duzentos mil reais (R$1.250.000) e uma pensão vitalícia de mais ou menos quatro mil reais. Existe ainda um comentário sobre como o advogado dele teria pedido um aumento da pensão para em torno de vinte mil reais, mas não encontrei nenhum artigo decente sobre isso (nos 5 minutos que passei procurando).

"Eu quero que morra quem está me criticando. Porque é tudo cagão e não botou o dedo na seringa. Enquanto eu estava xingando o Figueiredo e fazendo charge contra todo mundo, eles estavam servindo à ditadura e tomando cafezinho com o Golbery. Então, qualquer crítica que se fizer em relação ao que está acontecendo conosco eu estou me lixando". Infelizmente o link usado como referência de que Ziraldo teria dito isso não funciona mais, mas é algo interessente para se pensar. Seu colega, Millôr Fernandes, que negou a indenização, disse "Quer dizer que aquilo não era ideologia, era investimento?".

Seguem alguns outros comentários extremamente tendenciosos e sem referência de teóricos "amigos" de Ziraldo falando mal dele, e mais comentários igualmente tendenciosos e sem referência de que ele faz investimentos em educação e meio ambiente constantemente.

Enfim, a wikipedia tem uma referência interessante a uma página do Estadão que parece ser relativamente livre de opinião (se comparado ao resto do material sobre o jornalista). Tirem suas próprias conclusões:

Artigo no Estadão sobre a indenização de Ziraldo

Encontrei ainda algumas páginas interessantes, como a página que imagino ser do próprio Ziraldo, já que leva o seu nome. Nela há uma biografia, que encontrei em melhor formatação em outro site.

Ziraldo.com
Mesma biografia escrita por um web-designer decente

A frase que mais me chamou a atenção foi esta: "Ziraldo passou a noite ajudando a esconder os amigos e não se preocupou consigo mesmo". Acho que qualquer leitor com meio cérebro e um pouquinho de maturidade logo vê o tom da biografia "oficial" dele.

Ainda mais dois artigos sobre a tal indenização que ele recebe:

Artigo no UOL

Artigo no Terra

Conclusões? É óbvio que Ziraldo é uma pessoa no mínimo vaidosa, e que existe bastante gente que não gosta dele, mas o google não me trouxe nenhuma informação conclusiva. Fico feliz se qualquer leitor bem informado puder postar comentários com mais informações sobre ele. Minha opinião pessoal? Não costumo confiar em ninguém vaidoso suficiente para falar bem de si mesmo em registro escrito, e nem em gente que aceita indenização milionária por ter defendido seus ideais.

Se você chegou até aqui, parabéns! Peço desculpas por escrever demais nesse post e já aviso que meu estilo de escrita é esse mesmo. Espero que tenha sido informativo.

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -