Posted by : dR.mIX² quarta-feira, junho 01, 2011

dori_imp_26.05.11

O Correio Braziliense publicou hoje cedo uma matéria pela qual todos os gamers vinham esperando há anos. Nela foi revelado que em breve os videogames deverão receber o mesmo tipo de estímulo fiscal dado aos tablets e na teoria, se isso se confirmar o preço dos jogos eletrônicos praticado por aqui deverá cair consideravelmente. Talvez nem seja preciso lembrar, mas no Brasil a taxa de impostos cobrados pelos games pode chegar a absurdos 80% e como todos nós sabemos, esse valor arrecadado costuma ser muito bem utilizado na melhoria das cidades, na construção de escolas e hospitais.

Mas voltando ao assunto principal, a confirmação foi feita pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que declarou que o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante também acredita no crescimento do mercado e disse o seguinte ao jornal:

O Brasil é grande exportador de conteúdo para esses jogos e tem o quarto maior mercado do segmento, além de um grande potencial para crescer. Ao contrário do que ocorre em países como a Coreia do Sul, onde o mercado de games é movido pela atualização de equipamentos, o Brasil tem a oferecer clientes novos.”

De acordo com o político, o governo pretende levar ao videogames os incentivos previsto pelo Processo Produtivo Básico (PPB), que reduziria, por exemplo, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 15% para 3%, mas se o modelo adotado for o mesmo utilizado nos computadores, pelo menos 20% dos componentes utilizados na montagem do produto teriam que ser nacionais e sobre o ICMS, caberia aos estados oferecer a isenção.

Com a confirmação vindo do próprio ministro, parece que dessa vez o preço ficará realmente menor, mas depois de esperar por tantos anos, eu só acreditarei que os games se tornarão mais acessíveis quando eu entrar numa loja e ver que um lançamento passou a custar muito menos do que R$ 199.

Update: O sonho durou pouco. Em nota oficial o ministro disse que a matéria é falsa, portanto, pode esquecer a redução dos impostos para tão cedo.

A matéria do Correio, assinada por dois jornalistas com os quais não conversei, “informa” que o Planalto prepara MP para dar aos games os mesmos incentivos concedidos aos tablets. Seria uma boa notícia, não fora falsa. Não falei em MP e deixei claro ao jornalista com quem conversei, que era matéria a ser trabalhada, discutida no governo,” disse Paulo Bernardo.

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -