Posted by : dR.mIX² quarta-feira, junho 08, 2011


Sony realmente não tem conseguido manter seus segredos industriais de maneira eficiente. Na noite desta segunda-feira (6) em San Francisco, Estados Unidos, a empresa aproveitou aE3 para apresentar mais uma vez ao mundo o Next Generation Portable (NGP), agora com o nome oficial de PlayStation Vita – sim, exatamente como diziam os rumores da semana passada. Mas houve mais informações divulgadas.
PlayStation Vita (Foto: Reprodução)PlayStation Vita (Foto: Reprodução)
Além do nome, Kaz Hirai, presidente da gigante no Japão, oficializou também o lançamento do aparelho para o final do ano, no Natal deste ano. Outra informação bastante esperada era a confirmação do preço do PS Vita, que muitos analistas temiam que pudesse ser superior ao do PlayStation 3 na época do lançamento. Não chegou a tanto.

Felizmente, a Sony conseguiu estabelecer o patamar de US$ 249 (ou 249 euros e 24.980 ienes) para a versão equipada somente com Wi-Fi, enquanto a versão também com 3G sairá por US$ 299 (ou 299 euros e 29.980 ienes). Nos Estados Unidos, a versão do aparelho com conexão com a rede de celulares terá venda exclusiva com a operadora AT&T, o que não agradou tanto a plateia na E3.

 no mais, o hardware permanece o mesmo até onde sabemos: processador gráfico quad-core, tela OLED de 5 polegadas sensível ao toque com touchpad traseiro, dois joysticks analógicos e câmeras traseira e dianteira. Ainda não há informações sobre memória RAM – rumores diziam que poderia sofrer um corte para diminuição nos custos de produção.
Games

Algumas novidades em jogos merecem destaques, como ModNation Racers, uma versão completamente nova (ou seja, não é um port do PSP ou PS3) com editor de pistas facilitado pelos recursos touchscreen do PS Vita, tornando a criação muito mais fácil. Outra boa novidade foi LittleBigPlanet, com jogabilidade que abusa da tela e do painel traseiro sensível ao toque, além do acelerômetro, tornando o título uma ferramenta ainda melhor para a geração de fases (muitas delas com jogabilidade semelhante a de games para smartphones).
Já Ruin, um RPG com toques de adventure em visão isométrica, mostrou um antigo sonho daSony: a interoperabilidade entre portátil e console de mesa. O usuário pode jogar uma partida pelo PS Vita, interrompê-la e, depois, continuá-la pelo PlayStation 3 normalmente. Os gráficos, aliás, não mostraram nenhuma perda de qualidade na transição entre plataformas.
Mas talvez o game mais inesperado da noite foi a iteração de Street Fighter x Tekken, apresentado por Yoshinori Ono, da Capcom. O título, demonstrado inclusive de forma jogável (e com gráficos aparentemente sem perdas em relação às versões para console), possui a participação exclusiva do personagem Cole, de inFAMOUS.
Alguns jogos mostrados em um trailer não foram anunciados formalmente: Shinobido 2, da mesma produtora de Tenchu (e com ação ninja stealth bastante semelhante também), eDragon’s Crown, um game de plataforma lateral 2D provavelmente da Vanillaware. Além disso, há os já anunciados Uncharted: Golden AbyssWipeoutLittle Deviants e outros A Sony afirmou durante a conferência que há mais de 80 jogos atualmente em desenvolvimento para o PS Vita, com a participação de “praticamente todas as produtoras”, incluindo a própria CapcomEA,THQActivision e Ubisoft. O foco parece mesmo estar na lista de games para o lançamento, que já se mostra forte e com possibilidade de se ampliar ainda mais até o lançamento do portátil no Natal. A empresa está investindo forte na plataforma e, dessa vez, parece estar no caminho certo para uma participação mais agressiva – ao menos assim esperamos.

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