- Back to Home »
- Técnicos do MIT apresentam tela de silicone capaz de gerar superfícies tridimensionais
Posted by : dR.mIX²
quarta-feira, abril 24, 2013
Parece que hoje é o dia do touchscreen. Ao contrário de alguns anos atrás, hoje em dia as pessoas deixaram de reclamar que uma tela touch não retornava a sensação tátil que botões ofereciam. Os gamers em geral eram quem mais chiavam (eu também, admito). Hoje temos até interfaces sem toque nenhum como o Kinect ou o Leap, e é mais uma questão de opção.
Entretanto apareceu uma alternativa para quem ainda acha que uma tela deveria ser mais interativa no que diz respeito a tato: pesquisadores do MIT Media Labs (eles andam bem produtivos ultimamente) apresentaram uma tela de silicone que pode ser manipulada de forma a permitir criar superfícies tridimensionais.
Chamada de Obake (no folclore japonês é o nome de um youkai – ser sobrenatural – capaz de mudar de forma. Também conhecido como bakemono), a tela é formada por uma membrana de silicone, câmeras, um projetor e atuadores. Ao fazer um movimento como de puxar a tela, as câmeras captam o movimento e os atuadores movem o conjunto, criando resistência e moldando a membrana de acordo.
Dhairya Dand e Rob Hemsley, os pais da criança, se referem à Obake como uma interface de 2,5D, combinando a projeção 2D com a manipulação 3D da tela. Esse projeto se assemelha muito ao Kreek, um hack do Kinect que o Cardoso apresentou no passado, com a sutil diferença que a tela pode ou não voltar à posição original.
Eu imagino uma série de aplicações educacionais para essa tela, aulas de Geografia ficariam muito mais dinâmicas com um aparato desses.
Fonte: ET.
Postar um comentário