A nova animação do Homem-Aranha que passará no canal Disney XD já estreou lá fora, trazendo a mesma ação do herói como conhecemos misturada com muito humor e cenas exageradas de desenho animado.
Não é mentira: o canal Disney XD dos EUA estreou, no dia 1o de Abril, o primeiro episódio do esperado “Ultimate Spider-Man”, a nova animação do “amigo da vizinhança” e a primeira inspirada no universo Ultimate da Casa de Ideias.


E quando eu digo “inspirada”, quero dizer que não acompanharemos na telinha as mesmas histórias e tramas que acompanhamos na revista mensal do personagem. Apesar de Brian Michael Bendis, responsável pelo título, ser também um dos roteiristas do desenho, ao lado de Paul Dini (que praticamente criou o modelo de desenhos animados da DC desde que lançou “Batman: A Série Animada”, “Superman: A Série Animada” e “Liga da Justiça” entre tantos outros), o clima da atração é mais divertido e adolescente.


Não que a revista não tenha esta mesma proposta, mas a série animada de “Ultimate Homem-Aranha” tem um clima que mistura videoclipe e piadas visuais que lembram os antigos desenhos do Pernalonga, mas a história em si é tratada a sério. Nela, vemos o novato herói, desajeitado, sem experiência e com apenas um ano de carreira sendo abordado por ninguém menos que o diretor da SHIELD, Nick Fury, com uma proposta que ninguém pode recusar: o super-espião quer treinar Peter Parker para que ele atinja todo o seu potencial como super-herói, tornando-se, como se diz no desenho, um “ultimate Spider-Man”.


Apesar de o trailer mostrar a armadura vermelha e amarela que o Aranha usou em “Guerra Civil” no universo Marvel tradicional (além de uma “moto-aranha” e um monte de outras coisas que virarão brinquedos em muito breve), o desenho é, sim, baseado no universo Ultimate, onde vemos um Peter Parker ainda na escola, não tão nerd assim, e amigo de infância da tímida Mary Jane Watson e do empático Harry Osborn. A Tia May não é uma simpática velhinha, mas uma mulher de meia idade muito ativa e ambos ainda sentem a dor da perda do emblemático “Tio Ben” que, na cronologia do desenho, só morreu há um ano – acontecimento que, em todas as versões do personagem, inspira Peter a combater o crime, pois com grandes poderes… Ah, bem, você já sabe o resto.


O programa ainda promete uma nova roupagem da galeria de vilões do cabeça de teia e participações especiais de inúmeros outros personagens da Marvel, como Capitão América, Punho de Ferro, Homem de Ferro e um convidado muito especial que já dá as caras logo no primeiro episódio – mas para ver essa cena, vai ter que esperar para ver o desenho!


Tomara que eles não inventem de seguir a ideia da atual fase da revista e matarem Peter Parker para substituí-lo por Miles Morales na animação…