Posted by : dR.mIX² sexta-feira, março 09, 2012


Post image for ZTOP explica: tecnologia Nokia PureView
A proposta dessa tecnologia não é quantidade (de pixels) e sim qualidade (da imagem).
Acompanhando a cobertura do Henrique no MWC 2012, deu pra notar que o pessoal de Espoo conseguiu fazer barulho com o anúncio do seu novo smartphone Nokia 808 PureView que, ao contrário de alguns concorrentes, não se limita a oferecer mais do mesmo e sim algo realmente novo que pode revolucionar o conceito de fotografia casual — para o lado bom, diga-se de passagem.



A primeira grande sacada dessa nova tecnologia é o seu sensor de imagem de 41 megapixels com resolução nativa de 7.728 x 5.368 pixels que a empresa afirma ser 5 vezes maior que o usado pela concorrência.
Interessante notar que devido à forma do sensor não é possível utilizar todos esses pontos de imagem ao mesmo tempo já que para tirar o máximo proveito da largura é necessário abrir mão da altura e vice-versa, resultando assim em duas resoluções máximas: 7.152 x 5.368 pixels (38 megapixels) no formato de tela 4:3 0u 7.728 x 4.354 (34 megapixels) no formato 16:9. Interessante observar que a Panasonic adotou uma solução semelhante na sua linha de câmeras Lumix LX3/LX5.
Ai pode surgir a dúvida: para que serve uma câmera de celular capaz de capturar imagens do tamanho de um outdoor, além de entupir o cartão de memória?
A resposta nesse caso é que o 808 PureView tira proveito de toda essa informação visual de duas maneiras: a primeira é o chamado Oversampling, que é algo como uma “interpolação ao contrário”: em vez de criar um pixel de imagem a partir de um pixel capturado pelo sensor, o PureView combina a informação de vários pixels para gerar um “superpixel” mais sensível e capaz de capturar cenas com mais clareza e menos ruído, por sinal um recurso já explorado pelas câmeras da Fuji, como a Finepix X-10.
Com isso, o PureView abre mão da resolução máxima em favor de melhor qualidade de imagem e mesmo que a resolução caia para 5 megapixels, trata-se de um tamanho ainda bastante útil para a maioria das aplicações do dia a dia. E caso seja necessário, a câmera pode armazenar a imagem na sua resolução máxima (em 34 MP ou 38 MP) para ser tratada posteriormente.
Já a segunda maneira de tirar proveito desses 41 MP de informação é fazer o chamado “zoom digital“, que nada mais é do que selecionar e recortar uma parte da imagem dentro da foto capturada e criar uma nova sem perder a qualidade (já que a original é bem grande).
Para facilitar a vida do consumidor, a Nokia desenvolveu um recurso batizado de Slide Zoom, que simplifica esse procedimento de enquadrar e aproximar a imagem em até 3x no registro de fotos, 4x na captura de vídeos em full HD 1080p, 6x em vídeo HD 720p e até 12x no novo formato nHD (640 x 360 pixels). E por ser um processo totalmente eletrônico, esse sistema de Zoom é totalmente suave e silencioso.
Essa abordagem é muito interessante, já que a maneira mais usual de aproximar a imagem é por meio de interpolação de imagem (e consequente degradação da mesma) ou com o uso de objetivas com zoom (algo meio incômodo em celulares). De fato, graças ao PureView a sua lente Carl Zeiss de 8,02 mm de cinco elementos aesféricos em um único grupo é bem luminosa (f/2.4) e equivale a uma grande angular de 26 mm (em 16:9) ou 28 mm (em 4:3) em câmeras 35mm. A vantagem dessa distância focal é que ela proporciona uma grande profundidade de campo de modo que qualquer assunto a 15 cm da lente até o infinito está praticamente em foco.
Para situações de muita claridade, o sistema conta com um filtro ND embutido que pode ser automaticamente acionado.
Desse modo, a Nokia rompe com as limitações de qualidade das câmeras de celular com zoom digital e até da complexidade das câmeras de bolso com zoom óptico, abrindo para si uma nova maneira de como capturar e processar imagens.
E isso sim é inovação. :-)

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -