De dia, André Luiz Pinheiro, de 50 anos, é um policial militar que atua na cidade de Taubaté, em São Paulo. À noite, ele veste uma roupa preta com orelhas pontudas e capa para combater o crime. É isso mesmo: André Luiz Pinheiro é o Batman! De verdade!
É claro que André Luiz, mesmo sendo um fã do morcego, não tem um cinto cheio de apetrechos tecnológicos como o personagem dos quadrinhos que o inspirou, mas ele anda sim vestido de Batman pelas vizinhanças da Esplanada de Santa Tereza, região de Taubaté, para combater principalmente o tráfico de drogas e os assassinatos. O “Batman de Taubaté” é o primeiro do qual temos notícia que faz no Brasil o mesmo movimento que diversos americanos também pregam, de tornarem-se vigilantes uniformizados como os heróis dos quadrinhos e combaterem o crime de verdade, só que sem poderes
O único problema de André Luiz (além do fato de usar a imagem do personagem de uma empresa multinacional) é que, agora, todos conhecem sua identidade secreta – se o importante é manter a atividade do vigilantismo, não seria interessante, pelo menos, criar um nome e fantasia próprios? De qualquer jeito, boa sorte em sua empreitada, policial. Esperamos ter boas notícias de suas façanhas.