Posted by : dR.mIX² terça-feira, janeiro 03, 2012


A Lei de Moore prevê que o número de transistores deve dobrar a cada 18 meses. Mas isso está cada vez mais difícil: como explica o New York Times, não só os chips precisam de mais transistores, como precisam ligá-los e desligá-los de forma eficiente. E para alcançar isto no futuro, o silício não basta. O que fazer, então? Criar processadores com nanotubos de carbono.
A reportagem do New York Times, traduzida pela Folha, explica tudo em detalhes e revela que “existe um consenso crescente, entre engenheiros e executivos da indústria, de que os dias do silício estão contados”. O futuro dos processadores pode estar nos nanoeletrônicos, circuitos construídos em escala molecular.
Um destes circuitos está sendo feito hoje mesmo por Max Shulaker da Universidade Stanford: ele trabalha em protótipos de processador onde os circuitos são feitos com nanotubos de carbono. E o processo de produção é bem incrível:
Para produzir os protótipos de chave, Shulaker primeiro faz crescer quimicamente bilhões de nanotubos de carbono – cada um com espessura de 12 átomos – numa superfície de quartzo. Ele os cobre com uma película ultrafina de ouro e depois usa um pedaço de fita – como um removedor de bolinhas de roupa – para coletá-los manualmente e transferi-los suavemente a um wafer de silício. A diferença é que, pela primeira vez, os circuitos não são gravados com ondas de luz; em vez disso, ao menos em parte, eles se “automontam”.
Shulaker reconhece, no entanto, que esta tecnologia “ainda tem seus problemas”. Mas ela terá tempo de se desenvolver, e com certeza ela não é a única: o New York Times também comenta os esforços da HP Labs em criar uma alternativa às memórias flash e RAM com nanoeletrônicos. O texto está bem interessante, e vale a pena ler na íntegra, e em português: [New York Times/Folha]
Foto por Intel do Brasil/Flickr

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -