Posted by : Porkyto segunda-feira, dezembro 12, 2011

Imagens noturnas captadas pelos aparelhos espaciais vão monitorar sarampo, malária, meningite e outras doenças em países em desenvolvimento

imagem

Os satélites espaciais estão aí para provar que não servem apenas para transmitir sinais de áudio, vídeo e TV, ou fazer o mapeamento de bilhões de dados e informações.

Mais do que isso, e de acordo com pesquisadores da Universidade de Princeton (Estados Unidos), as imagens noturnas captadas por esses aparelhos podem ser usadas também para monitorar surtos de determinadas doenças, segundo o site TG Daily.

Para os cientistas, a ideia é identificar localidades com problemas de saúde principalmente nos países em desenvolvimento. A técnica utilizada através dos satélites indica, em nível populacional, os riscos de doenças.

A equipe adotou imagens noturnas das três maiores cidades do país africano do Niger, e relacionou as fotografias com o aparecimento de surtos de sarampo durante o período da seca. Ao analisar as figuras dos satélites, os casos de sarampo se tornaram mais perceptíveis quando a área iluminada de uma cidade era maior e mais brilhante do que as outras.

"Depois de se estabelecer padrões de epidemias, é possível ajustar uma estratégiade intervenção para cada uma delas. Decidimos usar os satélites porque não há realmente nenhuma outra forma de obter ideia das mudanças ocorridas em populações como a do Niger", explica Nita Bharti, pesquisadora da Universidade de Princeton.

Segundo os cientistas, essa técnica poderia ser aplicada também a doenças como malária ou meningite, ou para ajudar a coordenar tratamentos, tanto preventivos quanto reativos. Além disso, o recurso pode se tornar importante na previsão de possíveis surtos de sarampo em outros países suscetíveis ao problema, ou a outras doenças que, como o sarampo, são espalhadas devido à densidade populacional de uma nação.

Para Pej Rohani, professor da Universidade de Michigan, o trabalho para detectar essas epidemias pelos satélites é muito cuidadoso, mas fornece uma explicação mais mecânica para a progressão das doenças em grandes populações.

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -