- Back to Home »
- Os supercomputadores de hoje serão os videogames de amanhã, diz a Nvidia
Você já ouviu falar dos flops, também conhecidos como “operações de ponto flutuante por segundo”. Quem poderia se esquecer daquele momento fascinante durante a apresentação do PlayStation 3, na E3 2005, em que o então presidente da SCE, Ken Kutaragi, falava sobre quantos gigaflops de potência o console seria capaz de alcançar?
Pedantismos tecnológicos à parte, flops são uma maneira de avaliar a potência de um computador ou console. Os videogames da geração atual alcançam a faixa dos gigaflops mas, de acordo com o presidente da Nvidia, Jen-Hsun Huang, eles serão exponencialmente mais poderosos em menos de uma década.
Em entrevista ao site PCWorld, o executivo disse que será possível atingir velocidades de até 41.5 teraflops em 2019. Atualmente, apenas supercomputadores enormes e especialmente construídos para fins específicos conseguem atingir essa velocidade – e gastando uma quantidade de energia elétrica impensável para o consumo doméstico.
Mas as máquinas do futuro que Huang imagina vão funcionar sem problemas com os 100 watts de potência da nossa rede elétrica padrão. O que isso significa em termos de desempenho? Bem, os gráficos em tempo real dos consoles futuro deverão ser tão bons quanto os das melhores cutscenes pré-renderizadas nos jogos atuais. E isso é só o começo.
Que venha 2019, então.
Postar um comentário