Posted by : Pomarola sexta-feira, dezembro 02, 2011

Pesquisadores do Korea Advanced Institute for Science and Technology, em Daejon, querem usar a tela de touchscreen do celular para fazer diagnóstico de doenças. A ideia é que uma pequena amostra, como uma gota de saliva, seja pressionada na tela que, por meio de um aplicativo, poderia detectar se a pessoa tem uma infecção de garganta, gripe ou uma intoxicação alimentar, por exemplo.

A ideia é usar a sensibilidade da tela, que consegue sentir o toque das pontas dos dedos, para analisar a saliva. “Já que o touchscreen consegue sentir pequenas mudanças no toque, nós pensamos que essa plataforma pode ser altamente sensível para biomarcadores de doenças”, explica Hyun Gyu Park, pesquisador que participa do estudo.

Editora Globo
Estudo quer usar celular para analisar amostra de saliva.
Crédito: Getty Images


Para testar essa ideia, Park e seu colega de pesquisa Byoung Yeon Won usaram três soluções com diferentes concentrações de DNA da bactéria que causa clamídia (doença sexualmente transmissível que causa infecção dos órgãos genitais). Foram aplicadas gotas de cada uma das soluções na tela de um iPhone. Eles descobriram que o touchscreen conseguiu distinguir as amostras. As gotículas aplicadas no aparelho tinha uma pequena amostra da doença.

A tecnologia ainda não é capaz de identificar patógenos individuais, mas Park acredita que a habilidade do dispositivo de diferenciar duas concentrações diferentes já é um primeiro passo para isso.

Para avançar nesse projeto, será preciso desenvolver um software para a tela que elimine falsos sinais, que pode causar alteração na amostra, como suor ou umidade, dizem os pesquisadores. Também será necessário criar um material específico para ser fixado à tela, onde os biomarcadores vão atuar – assim ninguém precisa cuspir, diretamente, no celular, afirma Park.


 Fonte: Revista Galileu

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -