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- A História da BioWare (ou: Como três estudantes de medicina revolucionaram o RPG ocidental)
Posted by : dR.mIX²
terça-feira, outubro 04, 2011

A desenvolvedora canadense BioWare é atualmente conhecida por franquias de grande sucesso como Mass Effect, Dragon Age e Knights of the Old Republic
Normalmente, uma desenvolvedora de sucesso cria alguns (ou vários) jogos antes de se aquecer e acertar, mas em 1998 a BioWare já sabia o que queria fazer, e estava pronta para mostrar seu ambicioso RPG para o mundo. Baldur’s Gate foi lançado no PC em novembro de 1998 e era impressionante. A atmosfera rica e envolvente, inspirada em Dungeons & Dragons, fez dele em um dos RPGs mais aclamados de todos os tempos.
Baldur’s Gate também mostrou que o combate e a história não eram os únicos fatores importantes para a empresa: a moralidade também desempenhou um papel fundamental, colocando os jogadores diante de escolhas entre o certo e o errado, algo que seria o principal ponto de alguns dos jogos da empresa até os dias atuais.
Mas apesar de Baldur’s Gate ter se tornado um RPG de enorme sucesso e ter moldado o futuro da BioWare pelos 13 anos seguintes, nem todos os jogos da empresa envolviam pontos de vida e aventuras épicas.
Depois de lançar, em 1999, uma expansão para Baldur’s Gate chamada de Tales of the Sword Coast, a BioWare começou a trabalhar em algo surpreendentemente diferente: MDK2, a continuação de um jogo de ação que havia sido desenvolvido pela Shiny, os mesmos responsáveis pela série Earthworm Jim.
E mesmo afastando-se de seu porto seguro, a Bioware não desapontou. MDK2 foi bem recebido, e ofereceu para a empresa a experiência com tiroteios e ação. Algo que iria reverberar anos depois, quando começaram os trabalhos na série Mass Effect.
MDK2 foi lançado em 2000, ao lado de uma continuação para Baldur’s Gate, Shadows of Amn. E em vez de desgastar Baldur’s Gate com uma década de expansões e continuações, apenas dois anos depois a BioWare lançava um novo RPG, Neverwinter Nights. Ele era baseado em Forgotten Realms, o mesmo universo de seus antecessores, mas apresentava uma história totalmente nova, além de alguns elementos inovadores que inspirariam a primeira safra de MMORPGs.
Neverwinter Nights além de sua excelente história e modo multiplayer sem precedentes, também foi um dos principais responsáveis pela formação de uma verdadeira comunidade de jogadores para a Bioware, muito graças ao excelente Aurora Toolset, um programa gratuíto de desenvolvimento de módulos para o jogo. Uma quantidade sem precedentes de conteúdo adicional foi (e continua sendo) gerada pelos fãs de NwN, em uma época em que ainda não era comum encontrarmos sistemas siplificados para a criação de jogos.
Isso foi em 2002. Um ano mais tarde, se ainda restavam dúvidas de que essa era uma empresa que amava RPGs, elas foram totalmente sanadas com a chegada de duas expansões paraNeverwinter Nights e o primeiro jogo orientado para consoles da empresa desde MDK2. Estamos falando do clássico Star Wars: Knights of the Old Republic, que chegou para o Xbox e para o PC em 2003.
Frequentemente lembrado como o jogo que revolucionou os RPGs ocidentais, KOTOR misturava combate frenético, um sistema de moralidade e infinitas opções de diálogo. O mesmo modelo que a empresa está seguindo até hoje em Mass Effect e Dragon Age. Ele também catapultou a desenvolvedora de um estúdio respeitado pelos jogadores de PC para a empresa que conhecemos hoje, respeitada e adorada por jogadores de todas as plataformas.
E com Knights of The Old Republic, termina a era menos conhecida da BioWare. O que veio depois são sucessos estrondosos como Mass Effect e Dragon Age ou jogos muito bons que infelizmente não receberam tanto louvor quanto mereceriam. Os negligenciados Jade Empire eSonic Chronicles: The Dark Brotherhood, são os melhores exemplos disso.



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