Posted by : dR.mIX² terça-feira, outubro 04, 2011



A desenvolvedora canadense BioWare é atualmente conhecida por franquias de grande sucesso como Mass EffectDragon Age e Knights of the Old Republic. Mas hoje não queremos saber dos sucessos atuais da empresa. Hoje, para os nossos leitores mais jovens, vamos voltar a 1995, onde tudo começou.
Ao contrário da maioria (e seria tentador falar “todas”) das desenvolvedoras de jogos, a BioWare não foi fundada por recém-graduados em programação ou design, mas por três pessoas que tinham acabado de sair da faculdade de medicina: Ray MuzykaGreg Zeschuk e Augustine Yip. Então, quando você encontrar referências de Muzyka ou Zeschuk sendo chamados de “doutores”, saiba que isso não é um apelido. Eles mereceram.
A BioWare nasceu no início de 1995, e só demorou um ano para lançar seu primeiro projeto para oPC, chamado Shattered Steel. Era um jogo de combate com robôs que se inspirava fortemente na franquia Mechwarrior, já bem estabelecida naquela época. Shattered Steel não foi o melhor jogo de PC da década, mas foi um bom começo, e o jogo ostentava algumas inovações bacanas, como terrenos deformáveis.
Normalmente, uma desenvolvedora de sucesso cria alguns (ou vários) jogos antes de se aquecer e acertar, mas em 1998 a BioWare já sabia o que queria fazer, e estava pronta para mostrar seu ambicioso RPG para o mundo. Baldur’s Gate foi lançado no PC em novembro de 1998 e era impressionante. A atmosfera rica e envolvente, inspirada em Dungeons & Dragons, fez dele em um dos RPGs mais aclamados de todos os tempos.
Baldur’s Gate também mostrou que o combate e a história não eram os únicos fatores importantes para a empresa: a moralidade também desempenhou um papel fundamental, colocando os jogadores diante de escolhas entre o certo e o errado, algo que seria o principal ponto de alguns dos jogos da empresa até os dias atuais.
Mas apesar de Baldur’s Gate ter se tornado um RPG de enorme sucesso e ter moldado o futuro da BioWare pelos 13 anos seguintes, nem todos os jogos da empresa envolviam pontos de vida e aventuras épicas.
Depois de lançar, em 1999, uma expansão para Baldur’s Gate chamada de Tales of the Sword Coast, a BioWare começou a trabalhar em algo surpreendentemente diferente: MDK2, a continuação de um jogo de ação que havia sido desenvolvido pela Shiny, os mesmos responsáveis pela série Earthworm Jim.
E mesmo afastando-se de seu porto seguro, a Bioware não desapontou. MDK2 foi bem recebido, e ofereceu para a empresa a experiência com tiroteios e ação. Algo que iria reverberar anos depois, quando começaram os trabalhos na série Mass Effect.
MDK2 foi lançado em 2000, ao lado de uma continuação para Baldur’s GateShadows of Amn. E em vez de desgastar Baldur’s Gate com uma década de expansões e continuações, apenas dois anos depois a BioWare lançava um novo RPG, Neverwinter Nights. Ele era baseado em Forgotten Realms, o mesmo universo de seus antecessores, mas apresentava uma história totalmente nova, além de alguns elementos inovadores que inspirariam a primeira safra de MMORPGs.
Neverwinter Nights além de sua excelente história e modo multiplayer sem precedentes, também foi um dos principais responsáveis pela formação de uma verdadeira comunidade de jogadores para a Bioware, muito graças ao excelente Aurora Toolset, um programa gratuíto de desenvolvimento de módulos para o jogo. Uma quantidade sem precedentes de conteúdo adicional foi (e continua sendo) gerada pelos fãs de NwN, em uma época em que ainda não era comum encontrarmos sistemas siplificados para a criação de jogos.
Isso foi em 2002. Um ano mais tarde, se ainda restavam dúvidas de que essa era uma empresa que amava RPGs, elas foram totalmente sanadas com a chegada de duas expansões paraNeverwinter Nights e o primeiro jogo orientado para consoles da empresa desde MDK2. Estamos falando do clássico Star Wars: Knights of the Old Republic, que chegou para o Xbox e para o PC em 2003.
Frequentemente lembrado como o jogo que revolucionou os RPGs ocidentais, KOTOR misturava combate frenético, um sistema de moralidade e infinitas opções de diálogo. O mesmo modelo que a empresa está seguindo até hoje em Mass Effect e Dragon Age. Ele também catapultou a desenvolvedora de um estúdio respeitado pelos jogadores de PC  para a empresa que conhecemos hoje, respeitada e adorada por jogadores de todas as plataformas.
E com Knights of The Old Republic, termina a era menos conhecida da BioWare. O que veio depois são sucessos estrondosos como Mass Effect e Dragon Age ou jogos muito bons que infelizmente não receberam tanto louvor quanto mereceriam. Os negligenciados Jade Empire eSonic Chronicles: The Dark Brotherhood, são os melhores exemplos disso.

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -