Posted by : dR.mIX² quarta-feira, julho 20, 2011


Ilustração
São Paulo- Um grupo de astrônomos descobriu detalhes impressionantes sobre um planeta a 40 anos-luz ao flagrar um raro eclipse.
Liderados por Josh Winn, do Massachusetts Institute of Technology, os pesquisadores confirmaram que o exoplaneta conhecido como “55 Cancri e” é o que se chama de “super-Terra”: corpos que possuem muitas semelhanças, para os padrões astronômicos, com o nosso planeta. 


Exoplaneta é todo planeta que orbita uma estrela fora do Sistema Solar – no caso, a estrela é a 55 Cancri. Com duas vezes o tamanho da Terra e 9 vezes a sua massa, o 55 Cancri e possui uma formação rochosa (e não gasosa, como Júpiter) e muito provavelmente apresenta  vapor de água e gás hidrogênio. Sua superfície, no entanto, é muito quente: 2.700o C.
A elevada temperatura é resultado da proximidade do planeta com sua estrela. Embora isso seja uma má notícia para aqueles buscando vida extraterrestre (por lá, as temperaturas impedem sua existência), foi justamente a pouca distância que permitiu que tantos detalhes fossem descobertos...
Eclipse
Os pesquisadores utilizaram o telescópio canadense Microvariability and Oscillations of Stars para observar o planeta por duas semanas. A escolha do 55 Cancri e havia sido uma dica de outra pesquisadora, Rebekah Dawson, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics. No ano passado, ela  estudou o planeta e descobriu que ele provavelmente possuía um ano de apenas 18 horas.
Se ele levava tão pouco tempo para dar a volta em sua estrela, significava que estava muito próximo a ela. Isso sugeria que seria possível observar nitidamente um eclipse – o momento em que o planeta cruza na frente de sua estrela.
Ilustração comparativa
Um eclipse é a oportunidade perfeita para se descobrir importantes informações - como o diâmetro, a massa, a composição e as condições atmosféricas. Os pesquisadores fazem isso medindo a diferença da quantidade de luz que chega a seus telescópios quando o planeta cruza a estrela.
Na verdade, essa medição indireta é a forma mais comum de se estudar um exoplaneta. A diferença é que, na grande maioria deles, as estrelas estão muito longe. Como a 55 Cancri está apenas a 40 anos-luz, seu brilho é muito intenso – logo, as observações feitas são muito mais precisas.
Os cálculos feitos pela equipe foram confirmados por um Segundo grupo do MIT e devem ser publicados na The Astrophysical Journal Letters.
( A ilustração mostra a silhueta do planeta 55 Cancri (super-Earth) na frente de sua estrela, a 55 Cancri. Atrás, uma comparação com o Sol mostra a silhueta da Terra (Earth) e de Júpiter).

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -