Posted by : dR.mIX² terça-feira, abril 26, 2011

Se você se frustra em ter que usar o Flash para ver  vídeos, deve estar torcendo para que o HTML5 vire logo um padrão usado por muitos. O problema é que, no HTML5, há uma guerra de codecs de vídeo: o H.264, codec proprietário, e o WebM, codec de código aberto e promovido pelo Google e Mozilla. Bem, hoje o WebM ganhou uma liga de 17 empresas, incluindo LG, Samsung, AMD (além do Google e Mozilla). Quem vai ganhar esta briga?
O WebM na verdade já conta com o apoio de mais de 40 parceiros desde que foi lançado, em maio do ano passado, e já é suportado pelos grandes navegadores (exceto o Safari, da Apple). Mas o WebM pode infringir patentes usadas no próprio H.264. Como resolver este problema sem que outras empresas tenham que gastar dinheiro com licenças de patentes?
A solução é a WebM Community Cross-License (CCL), anunciada hoje com 17 parceiros: juntaram-se várias empresas que permitem o uso, entre elas, de suas patentes que cobrem a tecnologia WebM. Se uma das empresas no CCL precisar de uma patente para usar a tecnologia WebM em seu dispositivo/processador/navegador e outra empresa no grupo a tiver, elas fazem um acordo. Só quem está na CCL pode fazer esse tipo de negociação, e assim eles evitam depender da MPEG-LA, que licencia o H.264.
O Google está apoiando forte o WebM, abandonando o suporte a H.264 no Chrome e convertendo para WebM os vídeos no YouTube responsáveis por 99% das visualizações. A Mozilla também apoia o formato e não dá suporte a H.264 no Firefox. Apesar de o H.264 estar livre de royalties para sempre, o suporte ao codec em câmeras, streaming e navegadores ainda é pago.
Tudo isso é uma briga pelo futuro do vídeo na web. Se você assiste a vídeos em Flash, nada muda para você. Mas se você já usa as versões em HTML5 de sites de vídeo – como o Vimeo e o próprio YouTube – então esta é uma briga que você vai querer acompanhar de perto. [WebM Project via Engadget]

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -