Posted by : Porkyto sábado, outubro 29, 2011

imagem

Muitas vezes nós esquecemos que a engenhosidade de cada game que jogamos é resultado de uma intensa atividade criativa de indivíduos que possuem a capacidade de criarem verdadeiras obras-primas. Neste Top 10 que você confere hoje aqui no Nintendo Blast, os protagonistas são os profissionais da indústria que estão mudando os videogames.

Nos últimos anos, cada um destes game designers arrancaram elogios calorosos da imprensa especializada e colocaram no mercado alguns dos games mais comentados dos últimos tempos. Ficou curioso para conferir a lista? Confira:

10. Tim Schafer
imagem

Principais games: Stacking (PS3, X60), Costume Quest (PS3, X360), Brutal Legend (PS3, X360), Psychonauts (PS2, XB, PC)

Por que ele está mudando a indústria: Apesar de ter uma carreira forte e consistente na década de 90, Tim só conseguiu a unanimidade nos últimos tempos. Seus games sempre se destacam por unir uma marcante ambientação visual a mecanismos de jogabilidade que procuram ser os mais agradáveis possíveis para os jogadores. Bonachão e simpático, o designer é um dos mais respeitados profissionais da indústria, graças ao seu meticuloso cuidado com os detalhes de suas obras.

9. Katsuya Eguchi
imagem

Principais games: Wii Sports (Wii), Wii Play (Wii), Wii Music (Wii), Wii Sports Resort (Wii)

Por que ele está mudando a indústria: Mesmo trabalhando na Nintendo desde 1986, Eguchi vem vivendo seu melhor momento dentro da empresa. No começo de sua carreira, o designer atuou de forma tímida em sucessos, como Super Mario Bros. 3 e Super Mario World, mas nada comparado ao respaldo e abrangência da linha desenvolvida para o Wii, responsável pela popularidade do console em todo mundo. Eguchi, que provavelmente deve estar trabalhando em projetos para o Wii U, é conhecido pela ousadia aliada a inovação, sem deixar de lado a simplicidade e a grande acessibilidade de seus games.

8. Fumito Ueda
imagem

Principais games: Ico (PS2), Shadow of the Colossus (PS2), The Last Guardian (PS3)

Por que ele está mudando a indústria: Um sonhador, sempre com ideias acima do seu tempo. Assim é que dá pra definir um dos mais incipientes game designers da atualidade. Ueda começou na indústria cedo, mas seu primeiro game foi o ousado Enemy Zero, lançado para Saturn em 1997. Tempos depois, criou dois dos games mais elogiados da geração passada: Ico e Shadow of the Colossus. Atualmente trabalha no terceiro game de sua trilogia, chamado de The Last Guardian, que só deve chegar às lojas em 2012. Fanático por arte e famoso pelas referências, o designer é hoje uma das únicas unanimidades da indústria.

7. Cliff Bleszinski
imagem

Principais games: Gears of War (X360), Gears of War 2 (X360), Shadow Complex (X360), Gears of War 3 (X360)

Por que ele está mudando a indústria: Com um currículo invejável e uma autoconfiança invejável, Cliff vem cada dia se firmando mais como um dos nomes influentes da indústria. Apesar de arrogante e extremamente prepotente, ele pode ser considerado um dos profissionais que mais conseguiram captar os anseios dos jogadores americanos nos últimos anos. Em cinco anos, desenvolveu e tornou a franquia Gears of War um dos maiores sucessos comerciais da atualidade, tanto que o terceiro game da série chega essa semana às lojas norte-americanas com chances de bater novos recordes.

6. Tetsuya Nomura
imagem

Principais games: Série Kingdom Hearts (PS2, DS, GBA, PSP, 3DS), The World Ends with You (DS), Dissidia: Final Fantasy (PSP), Final Fantasy Versus XIII (PS3)

Por que ele está mudando a indústria: Nomura pode não ser conhecido pela excelência técnica, mas possui características cada vez mais raras. Dono de uma criatividade absurda e de múltiplos talentos, ele é hoje em dia o principal nome individual da Square Enix, ao lado de Yoichi Wada. Sua principal franquia, Kingdom Hearts, conquistou jogadores do mundo todo e se torna a cada dia mais complexa e expansível. Nomura conseguiu unir uma maneira de fazer games tipicamente oriental sem deixar de lado uma certa modernidade que agrada jogadores de todo o mundo.

5. Warren Spector
imagem

Principais games: Deux EX (PC), Deus EX Invisible Wars (XB), Thief: Deadly Shadows (XB), Epic Mickey (Wii)

Por que ele está mudando a indústria: Warren é um apaixonado pelo que faz e isso reflete em cada um dos seus trabalhos. Cada projeto dele é sempre resultado de muita pesquisa e empenho, características bem visíveis nos primeiros sucessos, os dois games da série Deus EX lançados na década passada. Seu último projeto, o controverso Epic Mickey, dividiu opiniões, mas mostrou que o designer também sabe lidar bem com franquias de terceiros, afinal, quem mais conseguiria dar um ar dark para uma das séries mais tradicionais da Disney?

4. Jeremiah Slaczka
imagem

Principais games: Scribblenauts (DS), Super Scribblenauts (DS), Draw to Life (DS), Lock's Quest (DS)

Por que ele está mudando a indústria: Slaczka é o rei dos baixos orçamentos. Nesses últimos anos, desenvolveu games extremamente inovadores, que faziam a união perfeita entre software e hardware, utilizando todas as possibilidades da plataforma na qual ele trabalha. Sua maior criação, o divertido Scribblenauts, flerta com as maiores criações dos últimos tempos, mostrando que boas ideias ainda tem espaço em um mercado que cada vez mais se orienta pelas grandes produções.

3. Ken Levine
imagem

Principais games: Bioshock (X360, PS3, PC), Bioshock 2 (X360, PS3, PC), System Shock 2 (PC)

Por que ele está mudando a indústria: Roteirista e dramaturgo por formação, Levine é hoje um dos mais respeitados e elogiados game designers. Sua última criação, Bioshock, uma espécie de sucessor espiritual de seu primeiro grande sucesso (o clássico System Shock 2), é considerado um dos games mais influentes e bem acabados dos últimos anos. Ken consegue unir uma boa visão do processo criativo com uma execução perfeita de suas ideias, resultando em produtos não menos que sensacionais.

2. Yoshiaki Koizumi
imagem

Principais games: Super Mario Galaxy (Wii), Flipnote Studio (DS), Super Mario Galaxy 2 (Wii), Super Mario 3D Land (3DS)

Por que ele está mudando a indústria: Koizumi talvez seja o designer que mais ganhou espaço dentro da Nintendo nesta década. Seu primeiro trabalho como diretor foi logo o controverso Super Mario Sunshine, um dos games mais lembrados do GameCube. Mas foi em 2007, com o excelente trabalho na condução de Super Mario Galaxy, que ele conseguiu o respeito da maioria dos nintendistas. A aprovação é tamanha que Koizumi também foi escolhido para dirigir o primeiro game da série principal criado exclusivamente para um portátil (Super Mario 3D Land, que sai em novembro). Koizumi conseguiu unir elementos essenciais da série Mario com conteúdo inovador, nos fazendo experimentar alguns dos melhores momentos na história do bigodudo. Saber unir tradição e inovação é tarefa para poucos, e Koizumi já nos mostrou que é capaz.

1. Goichi Suda
imagem

Principais games: Killer 7 (GC, PS2), Contact (DS), No More Heroes (Wii), No More Heroes 2: Desperate Struggle (Wii), Shadows of the Damned (X360, PS3), Lollipop Chainsaw (X360, PS3)

Por que ele está mudando a indústria: Considerado por alguns como o Tarantino do universo dos games, Suda 51 é um dos designers mais inovadores, ousados e divertidos de que se tem notícia. Bebendo da fonte da cultura pop atual, reciclando estilos e criando novas estéticas com base em ideias não tão originais assim, Suda conseguiu criar uma linguagem própria, dando a cada um de seus games um feeling completamente novo. É o máximo exemplo de como boas ideias (e um pouco de falta de bom senso, diga-se de passagem) pode ocasionar resultados surpreendentes.

não mencionados, mas que não podem estar de fora:

Todd Howard
imagem

Principais games: Série The Elder Scrolls, Fallout 3
Por que ele está mudando a indústria:Atualmente é Diretor e Produtor Executivo da Bethesda Game Studios , onde liderou a criação de Fallout 3 e a série The Elder Scrolls. A revista GamePro nomeou-o para o Top 20 Pessoas Mais Influentes do Mundo dos Games nos últimos 20 anos. Ele também foi nomeado um dos Top Criadores de Jogo de Todos os Tempos, pela IGN.

Sam Houser
imagem

Principais games: Série Grand Theft Auto, Max Payne
Por que ele está mudando a indústria:Produtor, co-fundador e atual presidente da Rockstar Games. É também produtor da série Grand Theft Auto desde a sua terceira edição. É responsavel pela criação da era 3D do jogo, fazendo assim um enorme sucesso e com incontaveis lucros para a sua empresa.

David Jaffe
imagem

Principais games: God of War I e II, Série Twisted Metal
Por que ele está mudando a indústria:Famoso director e designer de videojogos Norte-Americano, principal nome por trás do grande sucesso God of War, e da franquia Twisted Metal. Grande apaixonado por filmes, Jaffe não esconde o facto de querer ver o seu videojogo God of War projectado na grande tela do cinema.

Gabe Newell
imagem

Principais games: Half-Life 1 e 2
Por que ele está mudando a indústria:Depois de ter abandonado a Universidade de Harvard Newell passou treze anos trabalhando para a Microsoft Corporation, em 1996 ele e Harrington, deixaram a Microsoft usaram seu dinheiro para financiar a VALVe para o desenvolvimento do célebre Half-Life .


Evan Wells
imagem

Principais games: Trilogia Uncharted, Crash Bandicoot, Jak and Daxter
Por que ele está mudando a indústria: Co-presidente da Naughty Dog, empresa que sempre andou ao lado da família PlayStation. No PSone foi com Crash Bandicoot. No PS2, Jak and Daxter. Agora, no PS3, com a trilogia Uncharted.

Michael Morhaime
imagem

Principais games: World of Warcraft, StarCraft e Diablo
Por que ele está mudando a indústria: Presidente e co-fundador da Blizzard, um dos responsaveis pelas franquias de sucesso no mundo todo, Warcraft, StarCraft e Diablo. Empossado na Academia de Artes Interativas e Ciências 'Hall of Fame.


Markus Persson "Notch"
imagem

Principais games: Minecraft
Por que ele está mudando a indústria:Markus Persson Alexej , mais comumente conhecido como Notch , é o criador de Minecraft eo proprietário da Mojang AB. Em uma época na qual os títulos AAA das grandes desenvolvedoras têm equipes enormes e orçamentos que rivalizam ou ultrapassam blockbusters hollywoodianos - em particular na verba de divulgação - "Minecraft" vendeu mais de um milhão de unidades virtuais custando praticamente só o tempo dispendido por Persson.

Mas, e Miyamoto?
Pra evitar maiores polêmicas, resolvemos deixar Miyamoto de fora dessa lista. A justificativa por não incluí-lo é parecida com o motivo pelo qual deixamos outros ícones de fora desse Top 10. Entendermos que Miyamoto ? assim como Hideo Kojima, Eiji Aonuma, Hironobu Sakaguchi, Will Wright, Peter Molyneaux ? já estão num nível tão superior ao resto dos mortais que todos ficariam empatados lá no primeiro lugar.

Popular Post

Blogger templates

Blog Archive

Sample text

Anuncie Aqui

Anuncie Aqui
Ta lendo isso então anuncie aqui

About

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Super Promoção

Visitas Pelo Mundo

PageRank

StatCounter

View My Stats

Parcerias 1000 Grau!

Páginas

Tecnologia do Blogger.

Twitter

Ads 468x60px

Followers

Featured Posts

- Copyright © #ROL - RITALINA ON LINE -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -